Como o professor pode desenvolver uma prática pedagógica integradora contemplando os conteúdos curriculares, as competências, as habilidades e as diferentes tecnologias disponíveis nas escolas?
Conforme Maria Elizabette Prado, o trabalho com projetos propicia a articulação entre os saberes das diversas áreas de conhecimento, o uso de diferentes meios tecnológicos, e as relações cotidianeiras. Exige também a colaboração entre os envolvidos possibilitando assim, uma visão de trabalho em equipe, onde os pares têm a possibilidade de lidar com a complexidade dos problemas ao seu redor e os desafios no avanço da tecnologia. Cabe então ao professor desenvolver estratégias pedagógicas que possibilitem um aprendizado no sentido de abrangência e no sentido de conceitos. Mas para que isso tudo acontece, é preciso que o professor mude a sua forma de pensar e agir, pois a tecnologia está aí e tem disparado rapidamente com novas informações.
domingo, 28 de agosto de 2011
Bairro em Foco
Planejamento da aula
Autoria: Ionice Lessa
Mariane do Rocio Peters Kravice
Instituição: EMEF Vítor Meirelles
Co-autor: Rosilene Maria Berti Alves
Estrutura Curricular
Tipo de Pesquisa
Nível de Ensino: Ensino Fundamental
Modalidade: 5º ano
Componente Curricular: Matemática – Língua Portuguesa – Ciências - Artes
Dados da aula
Título: Bairro em foco
Objetivos: Produzir texto jornalístico e refletir sobre o saneamento básico através de um passeio no bairro Santo Antônio.
Duração – 10 h/a
Conhecimentos prévios: Os alunos já têm domínio do editor de texto e sabem inserir imagem (foto) na notícia produzida.
Palavras chave: gênero; saneamento básico; situações problemas
Conteúdo:
-Gênero: textos jornalísticos (notícia, charges, entrevista e classificados);
-Saneamento básico (água e esgoto);
-Elaboração e resolução de situações problemas;
Estratégias e Recursos:
- Palestra sobre saneamento básico com a Najla;
- Leitura compartilhada do jornal e reflexão sobre a função do jornal orientada pela professora;
- Exploração do jornal e realização do estudo da estrutura do jornal (primeira página, editorial, cadernos, classificados, anexo);
- Leitura e interpretação de notícia e sua estrutura: manchete, lead, foto e legenda.
- Recorte e análise de uma notícia do jornal para produzir o lead (resumo) respondendo as perguntas: Quem?O que fez? onde? Quando? Por quê? Estudo da foto (O que você vê? Qual é a legenda da foto?) Leitura do resumo do lead para a classe.
- Dinâmica: cada componente do grupo de cinco alunos receberá uma pergunta do lead para responder. Depois o grupo formará uma frase com as respostas. Os alunos montarão outras frases fazendo mais combinações de respostas.
- Como deveres de casa os alunos formarão um resumo de uma notícia assistida respondendo as perguntas do lead.
- Recorte e análise de classificado. Produção de um anúncio de classificado;
- Realização de pesquisa e interpretação de charge;
- Resolução e elaboração de situações problemas com dados das notícias;
- Elaboração de questionário para entrevista sobre saneamento básico;
- Passeio de estudo no bairro Santo Antônio para refletir sobre o saneamento, básico (água e esgoto) com registro com máquina fotográfica digital e vídeo.
- Produção da notícia no editor de texto contendo as fotos tiradas;
- Produção do slideshow e kdenlive;
- Publicação e socialização no blog da turma;
Recursos tecnológicos: editor de texto, slideshow, kdenlive, máquina digital e blog.
Avaliação: Através da leitura, exercícios de interpretação e produção de textos jornalísticos, exercícios de elaboração e resolução de problemas.
Recursos Complementares:
-Blog da turma 5º ano 53: http://vitorsaberecriar.blogspot.com/
Links de jornais:
http://www.ocorreiodopovo.com.br/
http://www.clicrbs.com.br/anoticia/jsp/default.jsp?uf=2&local=18§ion=capa_online
http://www.folhasc.com/
Autoria: Ionice Lessa
Mariane do Rocio Peters Kravice
Instituição: EMEF Vítor Meirelles
Co-autor: Rosilene Maria Berti Alves
Estrutura Curricular
Tipo de Pesquisa
Nível de Ensino: Ensino Fundamental
Modalidade: 5º ano
Componente Curricular: Matemática – Língua Portuguesa – Ciências - Artes
Dados da aula
Título: Bairro em foco
Objetivos: Produzir texto jornalístico e refletir sobre o saneamento básico através de um passeio no bairro Santo Antônio.
Duração – 10 h/a
Conhecimentos prévios: Os alunos já têm domínio do editor de texto e sabem inserir imagem (foto) na notícia produzida.
Palavras chave: gênero; saneamento básico; situações problemas
Conteúdo:
-Gênero: textos jornalísticos (notícia, charges, entrevista e classificados);
-Saneamento básico (água e esgoto);
-Elaboração e resolução de situações problemas;
Estratégias e Recursos:
- Palestra sobre saneamento básico com a Najla;
- Leitura compartilhada do jornal e reflexão sobre a função do jornal orientada pela professora;
- Exploração do jornal e realização do estudo da estrutura do jornal (primeira página, editorial, cadernos, classificados, anexo);
- Leitura e interpretação de notícia e sua estrutura: manchete, lead, foto e legenda.
- Recorte e análise de uma notícia do jornal para produzir o lead (resumo) respondendo as perguntas: Quem?O que fez? onde? Quando? Por quê? Estudo da foto (O que você vê? Qual é a legenda da foto?) Leitura do resumo do lead para a classe.
- Dinâmica: cada componente do grupo de cinco alunos receberá uma pergunta do lead para responder. Depois o grupo formará uma frase com as respostas. Os alunos montarão outras frases fazendo mais combinações de respostas.
- Como deveres de casa os alunos formarão um resumo de uma notícia assistida respondendo as perguntas do lead.
- Recorte e análise de classificado. Produção de um anúncio de classificado;
- Realização de pesquisa e interpretação de charge;
- Resolução e elaboração de situações problemas com dados das notícias;
- Elaboração de questionário para entrevista sobre saneamento básico;
- Passeio de estudo no bairro Santo Antônio para refletir sobre o saneamento, básico (água e esgoto) com registro com máquina fotográfica digital e vídeo.
- Produção da notícia no editor de texto contendo as fotos tiradas;
- Produção do slideshow e kdenlive;
- Publicação e socialização no blog da turma;
Recursos tecnológicos: editor de texto, slideshow, kdenlive, máquina digital e blog.
Avaliação: Através da leitura, exercícios de interpretação e produção de textos jornalísticos, exercícios de elaboração e resolução de problemas.
Recursos Complementares:
-Blog da turma 5º ano 53: http://vitorsaberecriar.blogspot.com/
Links de jornais:
http://www.ocorreiodopovo.com.br/
http://www.clicrbs.com.br/anoticia/jsp/default.jsp?uf=2&local=18§ion=capa_online
http://www.folhasc.com/
Plano de aula
Bairro em foco
Esta atividade foi desenvolvida com os alunos do 5º ano 03 da Prof. Ionice.
Grande parceira de caminhada!
O mais difícil de tudo isso foi desenvolver o mapa conceitual, ops... baixar o programa. Mas no fim tudo deu certo.
Muitas foram as tentativas, sempre algum empecilho para aplicar as atividades, mas enfim, após muita chuva e ruas e ruas de lama e barro, lá fomos nós para o nosso passeio ao Bairro Santo Antônio.
Prof. Ionice, Prof. Mariana, Super Rosilene, eu e os alunos dos 5ºs anos 03 e 04.
Ps: em breve as fotos do passeio, não perca.
Esta atividade foi desenvolvida com os alunos do 5º ano 03 da Prof. Ionice.
Grande parceira de caminhada!
O mais difícil de tudo isso foi desenvolver o mapa conceitual, ops... baixar o programa. Mas no fim tudo deu certo.
Muitas foram as tentativas, sempre algum empecilho para aplicar as atividades, mas enfim, após muita chuva e ruas e ruas de lama e barro, lá fomos nós para o nosso passeio ao Bairro Santo Antônio.
Prof. Ionice, Prof. Mariana, Super Rosilene, eu e os alunos dos 5ºs anos 03 e 04.
Ps: em breve as fotos do passeio, não perca.
Assinar:
Postagens (Atom)